Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba participaram de campanha de vacinação contra a raiva urbana. Em todas as ações, que aconteceram no espaço da Universidade Aberta da Melhor Idade – UNA, eles estavam acompanhados de professores da Instituição. A campanha teve início em 7 de setembro e prossegue até o dia 22.

O professor Rafael Cipriano, coordenador do curso de Medicina Veterinária do UniSALESIANO, explicou que a raiva é uma doença caracterizada como zoonose e isso significa que acomete humanos e animais, sendo originária de animais como o gato, o cão e o morcego. Trata-se de um mal de difícil cura no ser humano e incurável nos animais. É transmitida pelo contado do ser humano com animais infectados, podendo este fato acontecer pela mordedura ou arranhadura desses animais que se encontram no meio urbano.

“A importância do futuro médico veterinário em participar desta campanha está justamente na possibilidade de colocar nossos alunos em contato com os animais, com os proprietários e com a realidade vivida em bairros mais pobres, onde a concentração de animais é grande”, disse o coordenador. Ele comentou, também, que entre os objetivos da atividade está o de principalmente despertar o interesse do aluno para a importância do controle da doença, que é muito grave.

Para participar da campanha, os alunos tiveram que antes passar por um esquema vacinal de pré-exposição e em seguida fizeram a sorologia, para que todos estivessem seguros e bem imunizados ao entrar em contato com os animais. A campanha está ocorrendo neste mês de setembro nos postos de vacinação e se estenderá até novembro, no Centro de Controle de Zoonoses, para atender aos proprietários que por algum motivo não vacinaram seus animais no período anteriormente estabelecido.