O Curso de Medicina Veterinária do UniSALESIANO iniciou, na sexta-feira, 12 de setembro, o projeto de extensão “Sale Anjos e Patas”, que leva informações sobre cuidados com animais de estimação a crianças de 6 a 10 anos. A ação conta com a participação de alunos, principalmente do 8º termo, que abordam temas como bem-estar animal e posse responsável.
A primeira visita ocorreu na EMEB “Egles Gabas”, localizada no bairro Água Branca, com turmas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental. Durante a atividade, os graduandos utilizaram fotos, vídeos, jogos interativos e ensino prático para apresentar os conteúdos. Ao final da aula, os acadêmicos de Medicina Veterinária realizaram perguntas às crianças e distribuíram certificados de “veterinário mirim”.
Segundo a Coordenadora do Curso, Sheila Cardoso, o projeto nasceu a partir de pedidos de escolas municipais que buscavam levar informações sobre cuidados com pets às crianças. “Ao escrever o projeto e realizar pesquisas, percebemos que muitos municípios já desenvolvem ações semelhantes, com resultados muito positivos. Primeiro, há um enriquecimento para os graduandos, que atuam no contexto da saúde pública, criando formas de abordagem para diferentes faixas etárias. Segundo, as crianças do ensino fundamental são sensibilizadas sobre a posse responsável e o bem-estar animal”, explicou.
EMPATIA
Sheila destacou ainda que o acesso à informação nessa faixa etária pode contribuir para o desenvolvimento de responsabilidade, compaixão e empatia nas crianças, promovendo valores essenciais para a convivência com os animais de estimação.
O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, frisou que o ‘Sale Anjos e Patas’ demonstra o compromisso da universidade com a formação integral dos alunos, ao mesmo tempo em que promove educação e conscientização na comunidade. “É gratificante ver nossos acadêmicos aplicando conhecimento de forma prática e transformadora”, concluiu.