Acadêmicos do curso de Engenharia Mecatrônica do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba promoveram no dia 15 de maio uma visita técnica ao Departamento de Engenharia de Segurança da Usina Biopav, em Brejo Alegre. O evento se concretizou após contatos preliminares feitos pelo professor Odilon Caldeira Filho junto à direção da empresa e reuniu 25 alunos do 7º termo. O grupo, que foi recepcionado pelos representantes da Biopav, Natal e Esdras, contou com a supervisisão do próprio professor e do coordenador do curso, Nelson Hitoshi Takiy. O engenheiro Joacyr Pedro Ellero, da Biopav, também colaborou na intermediação da visita.
A Usina Biopav é uma empresa que produz e vende açúcar, etanol, levedura e energia elétrica. Ela foi concebida para ser uma das usinas mais modernas do Brasil, destacando-se o elevado nível de automação, com praticamente 100% de instrumentação, orientada a partir de um Centro de Operações Industriais (COI).
O plano inicial da safra 2010 prevê que a unidade deverá moer um milhão de toneladas de cana-de-açúcar, com vistas à produção de 1.000 mil m³ de etanol, 12 a 14 mil sacas de 50 quilos de açúcar, 1,6 mil toneladas de levedura e 60 kilos Volts Amper (kVA) de energia. No total da safra 2009/2010, a Biopav deverá esmagar 4,2 milhões de toneladas de cana. Um exemplo da estratégia tecnológica da empresa é o acionamento elétrico com redutores planetários na moenda, sendo que por meio deles é possível reunir a melhor tecnologia convencional, porém de forma otimizada.
Outros dados interessantes observados pelos alunos sobre a operação da Biopav é que a caldeira possui capacidade de 320 toneladas de vapor por hora e que parte dele é enviada aos geradores que produzirão energia elétrica suficiente para movimentar todos os equipamentos elétricos e manter a iluminação funcionando.
O professor Nelson Hitoshi Takiy destacou que com a visita foi possível aos graduandos terem acesso a modernos conceitos tecnológicos já existentes na área sucroalcooleira e que vêm sendo atualmente empregados. “Além disso, os acadêmicos vivenciaram na prática as teorias ministradas na graduação de Engenharia Mecatrônica, notadamente na disciplina de Sistemas Térmicos”, comentou.