Os alunos Alex Pereira da Cunha, Guilherme Rosseti Mecelis, Paulo Sergio Barbosa dos Santos, Amanda Thais Momesso e Marck Rodrigues Souza, do Departamento de Engenharia Mecatrônica do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, firmaram Termo de Compromisso junto à Universidade estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho para execução de importantes trabalhos de Iniciação Científica.

Os dois primeiros acadêmicos atuarão no projeto Aplicação de Sensores Flutuadores no Monitoramento e Controle de Reservatórios. Os demais terão a tarefa de desenvolver o projeto Implantação de um Sistema de Controle de um Braço Mecânico SCORBOT III utilizando um Microcomputador. Eles serão co-orientados pelos professores Adriano Silva Borges e Amadeu Zanon Neto, os quais, por sua vez receberão a orientação dos professores Dr. Nobuo Oki e Antonio Eduardo Turra.

Todo o trabalho contará com a supervisão e acompanhamento do professor Nelson Hitoshi Takiy, coordenador dos Cursos de Engenharia Mecatrônica e Engenharia em Telecomunicações do UniSALESIANO.

O trabalho foi viabilizado e desenvolvido a partir de um convênio de cooperação que envolve os Departamentos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da Unesp de Ilha Solteira e o Departamento de Engenharia Mecatrônica do UniSALESIANO.

Os projetos contemplam a formação de um Grupo Multidisciplinar, baseado na colaboração de alunos de ambas as instituições, que terá a missão de desenvolver trabalhos em nível de Iniciação Científica na área de monitoramento e controle de reservatórios e utilização Dos recursos da robótica.

O primeiro trabalho a ser aplicado consiste no estudo e criação de um circuito para o acionamento das bombas hidráulicas e o uso de uma interface gráfica que possibilite ao usuário monitorar e controlar o processo. O segundo se relaciona à pesquisa e desenvolvimento de um circuito para o acionamento e o controle de um braço mecânico SCORBOT III, que possibilite a sua programação através de um microcomputador. O braço mecânico em questão será acoplado a uma máquina CNC (Comando Numérico Computadorizado) para a execução de manobras de posicionamento de ferramentas e de peças.

 

Alex Pereira da Cunha e Guilherme Rosseti Mecelis vão desenvolver projeto para a Unesp