Acadêmicos do 5º termo do Curso de Engenharia Mecatrônica do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, explorando e vivenciando conteúdos da disciplina Resistência dos Materiais, realizaram o 1º Campeonato de Pontes de Macarrão Treliçadas. O evento, desenvolvido com base em experiências didáticas similares relatadas em várias instituições de ensino superior, contou com a participação de 6 grupos, cada qual montando uma ponte de macarrão treliçada.

O grupo 3, formado pelos alunos Zabdiel Rodrigues de Moura, Fabrício Marqui, Luís Otacílio, Rafael Massaroto e Valter Aparecido de Souza, sagrou-se campeão com um modelo de ponte de macarrão que pode suportar uma carga de 34,71 kg.

O objetivo principal da atividade foi motivar os alunos para o desenvolvimento de habilidades que lhes permitam aplicar conhecimentos básicos de resistência dos materiais na solução de problemas de engenharia, utilizar computadores em cálculos afins, projetar sistemas estruturais simples, comunicar e justificar suas ideias nas formas oral e escrita, além do estímulo para o trabalho em grupo.

“O que esperamos é que este tipo de abordagem possa representar um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento”, comentou o professor César Fabiano Fioriti, que ministra aulas da disciplina no curso. Ele lembrou que os conhecimentos prévios na área de atuação têm destacada importância para que o produto final seja relevante e valorize o projeto das maquetes didáticas.

Para o professor Nelson Hitoshi Takiy, coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica do UniSALESIANO, os trabalhos apresentados foram muito interessantes, revelando experimentos práticos surpreendentes. “É possível notar que apesar de as pontes serem construídas de macarrão comestível, quando devidamente calculadas as dimensões e disposição elas podem suportar enormes cargas sem se romper”, destacou.