Focados em temas da atualidade, alunos do 2º termo do curso de Fisioterapia do UniSALESIANO realizaram trabalhos para conclusão do desenvolvimento do conteúdo programático da disciplina de Formação Política e Social, ministrada pela Prof.ª Gislene Marcelino, com supervisão da coordenadora do curso de Fisioterapia, Prof.ª Carla Komatsu Machado.

Os acadêmicos pesquisaram sobre cotas raciais, educação ambiental, globalização, relações interpessoais, relações do trabalho, segurança pública x violência, avanços tecnológicos, entre outros.

“Eles fizeram uma exposição dialogada e visual e, depois, aplicaram metodologias ativas para que os demais colegas construíssem o conhecimento juntos”, explicou Gislene, ao completar que a atividade foi concluída com uma mostra dos banners na entrada do UniSALESIANO.

Para a docente, atividades como essa são de extrema importância para a comunidade acadêmica, pois os alunos conseguem identificar a necessidade da desconstrução do mito da democracia racial vigente na sociedade; analisar a realidade sócio-político-econômico-cultural contextualizada na diversidade étnico-racial no Brasil contemporâneo; compreender e valorizar a necessidade da adoção de políticas educacionais, entre outros aspectos.

“Além disso, eles têm a chance de identificar princípios de cidadania e solidariedade no relacionamento entre o serviço de saúde e a comunidade, uma vez que o UniSALESIANO tem como missão formar profissionais com grande capacidade técnica, mas, acima de todas as coisas, que os mesmos tenham um compromisso social”, concluiu.