Alunos do 4º termo de Fisioterapia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba desenvolveram uma pesquisa com o objetivo de identificar o perfil dos acadêmicos que frequentam o mencionado curso na Instituição. O levantamento de dados foi feito com base na disciplina MDH – Movimento e Desenvolvimento Humano, sob a coordenação da professora Carolina Rubio Vicentini.
A pesquisa tinha por objetivo caracterizar os aspectos físicos e sociais dos acadêmicos daquela turma. Após a coleta dos dados os alunos elaboraram um resumo cientifico com os resultados.
A disciplina de MDH conta com 55 alunos, sendo que no dia da pesquisa estavam presentes 45 acadêmicos, ou seja, 81% do total de estudantes matriculados. O aluno mais novo tem 18 anos e 10 meses e o de maior idade 40 anos e 5 meses. As mulheres representam 84,5% e os homens 15,5%, no total de alunos do 4º termo.
Um dado interessante e que chamou a atenção é que não existem fumantes na turma, porém 56,35% ingerem algum tipo de álcool, ainda que socialmente. Os solteiros somam 74,53% e 57% trabalham. A média de altura foi de 1,64 cm e a de peso 59,7 kg. Entre os que praticam atividades físicas estão 37% dos participantes.
A pesquisa detectou, ainda, que 84,8% dos alunos são brancos, 2,2% refletem os negros e 13% representam os amarelos. Assim, o trabalho concluiu que o 4º termo do Curso de Fisioterapia é composto de um público bastante heterogêneo em relação ao perfil físico e social.
A professora Carolina Rubio Vicentini destacou que a pesquisa foi realizada em um clima de grande entusiasmo entre os estudantes. “No final dos trabalhos, eles relataram que o estudo conseguiu integrar e interagir toda a sala e muitos alunos que não tinham um contato mais próximo, uns com os outros, passaram a manter este relacionamento saudável”, comentou.