Alunos do curso de Fisioterapia do UniSALESIANO realizaram na tarde de terça-feira, dia 23, uma visita técnica à equipe do NASF Oeste (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).

A atividade faz parte da disciplina Saúde da Comunidade, ministrada pela professora, Gislene Marcelino; pelo orientador de Estágio Supervisionado, Fernando Henrique Alves Benedito; pela coordenadora do curso de Fisioterapia, Carla Komatsu Machado.

Segundo a docente essas ações são de extrema importância para a comunidade acadêmica.

“Por meio dessas atividades os alunos podem vivenciar na prática o que é trabalhado em sala de aula”, disse Gislene.

Ainda segundo a docente, a criação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), tem como objetivo, ampliar as ações de atenção básica melhorando a qualidade e a resolutividade da atenção à saúde.

Assim, o fisioterapeuta pode atuar em conjunto com os outros profissionais, integrando uma equipe multidisciplinar, desenvolvendo uma prática integral que contemple a humanização e o acolhimento dos usuários.

“O atendimento compartilhado, a educação em saúde, entre outros, quebram o paradigma de que o fisioterapeuta é um profissional apenas reabilitador”, enfatizou a docente.

 

REDIMENSIONAR    

A docente Gislene Marcelino esclarece que as mudanças na organização social e dos sistemas de saúde, no perfil epidemiológico, geraram a necessidade de redimensionamento do objeto de trabalho da Fisioterapia, aproximando-o da promoção da saúde, sem abandonar a reabilitação.

A atuação do Fisioterapeuta na Estratégia Saúde da Família é um processo em edificação, sendo necessário a incorporação e o comprometimento com as ações de promoção e proteção à saúde, de prevenção de agravos e de assistência, desenvolvendo uma prática integral e interdisciplinar de saúde, o que vem de encontro com a Missão Salesiana.

“Formar profissionais com grande capacidade técnica, mas acima de todas as coisas, que os mesmos tenham um compromisso social”, concluiu Gislene.