Alunos do 1º termo do Curso de Fisioterapia do UniSALESIANO participaram de uma atividade ligada à Disciplina de Formação Política e Social, ministrada pela docente Gislene Marcelino, junto de seus familiares. O desenvolvimento do conteúdo foi acompanhado pela Coordenadora do Curso de Fisioterapia, Prof.ª Carla Komatsu Machado.
O objetivo da aula foi instigar, no acadêmico, reflexões sobre a formação do povo brasileiro a partir do multiculturalismo; identificando a necessidade da desconstrução do mito da democracia racial vigente na sociedade; analisando, criticamente, a realidade sócio-politico-econômico-cultural contextualizada na diversidade étnico-racial no Brasil contemporâneo.
Os alunos foram divididos em grupos e trabalharam temas transversais, como: cotas nas universidades; avanços tecnológicos na área da saúde; violência e sociedade; relações interpessoais no ambiente de trabalho; preconceito étnico-cultural na sociedade; trabalho em equipe na área da saúde; contribuição da fisioterapia na melhoria da qualidade de vida da população; desenvolvimento sustentável e sociedade; fisioterapia e a prevenção e controle da Covid-19; e fisioterapia no controle de doenças endêmicas.
“Os trabalhos educativos foram realizados com os familiares dos educandos, utilizando metodologias ativas e participativas na construção social do conhecimento”, disse a docente Gislene, ao ressaltar que o objetivo do Curso de Fisioterapia do UniSALESIANO de Araçatuba é o de formar profissionais capacitados, com visão crítica, voltada para a prevenção de doenças, como forma de proporcionar melhoria às condições de saúde da comunidade de modo geral. “E também, conscientizar a população quanto à importância do cuidado com a saúde como forma saudável de viver”.