A palestra, realizada no dia 24 de maio, foi conduzida pela fisioterapeuta Daniele de Souza Corrêa, que falou aos alunos sobre a importância do profissional de fisioterapia em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Ela compartilhou sua experiência de dois anos no Hospital Unimed de Araçatuba.
Na sua fala a palestrante abordou as diferentes técnicas de Fisioterapia Respiratória Desobstrutivas e de Reexpansão Pulmonar em recém-nascidos prematuros, nascidos no tempo certo, mas com algum tipo de insuficiência respiratória ou defeitos congênitos; e bebês que nasceram após o tempo de gestação, pois o principal problema desses casos está nas dificuldades e infecções respiratórias.
Além dos problemas respiratórios o fisioterapeuta atua no desenvolvimento motor, cognitivo e no melhor conforto do bebê ressaltando a importância do posicionamento do recém-nascido na incubadora, de maneira a imitar, o mais possível, a posição e o conforto do feto no útero da mãe, amenizando possíveis traumas e sequelas futuras.
Concluindo sua palestra, ela destacou que o fisioterapeuta estimula o retorno do bebê ao aconchego dos pais pela técnica de canguru.
Formada em 2010 pelo UniSALESIANO de Araçatuba, Daniele cursou especialização na área de pediatria e neonatologia na FAMERP de São José do Rio Preto e aprimoramento no Hospital de Base da mesma cidade. Atualmente é funcionária do Hospital Unimed de Araçatuba.
A organização da palestra ficou a cargo da Prof.ª Cristina Cardoso Parra, da disciplina de Fundamentos e Clínica em Pneumologia, juntamente com a coordenadora do Curso, Prof.ª Carla Komatsu Machado.