O trabalho desenvolvido pela equipe multiprofissional do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), pertencente à Atenção Básica de Araçatuba, foi conferido de perto pelos alunos do 5º termo do curso de Fisioterapia do UniSALESIANO.
A visita ao núcleo Oeste, que ocorreu na manhã do dia 20 de abril, foi organizada pela coordenadora do curso, Carla Komatsu Machado, e pela professora Gislene Marcelino. “Atividades como essa são de extrema importância para a comunidade acadêmica, pois os alunos puderam vivenciar na prática o que é desenvolvido em sala de aula, especificamente na disciplina Saúde da Comunidade”, ressaltou Carla.
Ela cita que a atuação do fisioterapeuta na Atenção Básica, por meio da ESF (Estratégia Saúde da Família), é um processo em edificação, sendo necessária a incorporação e o comprometimento com ações de promoção e proteção à saúde, de prevenção de agravos e de assistência.
“Dessa forma, desenvolvendo uma prática integral e interdisciplinar de saúde, o que vem de encontro com a missão salesiana, que é formar profissionais com grande capacidade técnica, mas acima de todas as coisas, que os mesmos tenham um compromisso social”, destacou a coordenadora.
Dentro do Nasf, por exemplo, o fisioterapeuta atua junto com outros profissionais, focado num serviço que contempla a humanização e o acolhimento dos usuários, o atendimento compartilhado, a educação em saúde, entre outros, quebrando o paradigma de ser um profissional apenas reabilitador. “As mudanças na organização social, no perfil epidemiológico e na organização dos sistemas de saúde geraram a necessidade de redimensionamento do objeto de trabalho da fisioterapia, aproximando-o da promoção da saúde, sem abandonar a reabilitação”.