Alunos do período diurno do curso de Engenharia Mecatrônica do UniSALESIANO de Araçatuba fizeram uma visita técnica à Usina Rivati, em Brejo Alegre, no último dia 8 de abril. O objetivo foi aumentar o conhecimento já adquirido em sala de aula sobre os sistemas térmicos. O grupo de 15 alunos foi acompanhado pelo professor Odilon Caldeira Filho, da disciplina de Sistemas Térmicos.
A Usina Rivati, de Brejo Alegre, faz parte da Renuka do Brasil, um dos dez maiores grupos sucroalcooleiros do país. A capacidade instalada de moagem das duas usinas do grupo instaladas na região de Araçatuba é de 10,5 milhões de toneladas. Entre os principais produtos produzidos pelas usinas estão o açúcar, o etanol, levedura ebioeletricidade.
O foco da visita foi a área térmica, onde acontece a geração e utilização de vapor. Para o professor Odilon, a visita “foi muito produtiva, porque possibilitou aos alunos conhecer a produção de vapor e o processo produtivo da indústria, especialmente o controle de automação das turbinas, cujas teorias já foram ministradas em salas de aula”.