O projeto de sinalização noturna de faixa de pedestre foi desenvolvido por uma equipe de seis alunos do 6º Termo do curso de Engenharia Mecatrônica do UniSALESIANO de Araçatuba, como atividade da disciplina de “Sistemas Mecânicos II”, ministrada pelo Prof. Fernando Eguia.

Depois de intensa pesquisa, os alunos desenvolveram o projeto e instalaram o sistema de sinalização numa faixa de pedestre situada na entrada do campus universitário do UniSALESIANO de Araçatuba, que dá acesso ao estacionamento. Uma central de comando foi instalada num poste no jardim do UniSALESIANO, próximo à faixa; ela tem uma placa de energia solar que é carregada durante o dia, fornecendo energia para o funcionamento do sistema à noite.

Os “olhos de gato” distribuídos dos dois lados da faixa de pedestre receberam luzes de LED. Quando um pedestre passa pisa na faixa para atravessar a rua, o sistema de sensoriamento aciona a central de comando no poste que, por sua vez, envia o sinal para os “os olhos de gato” que piscam continuamente durante 13 segundos e podem ser visto por motoristas a uma distância de 250 a 300 metros.

O projeto foi desenvolvido para ser utilizado apenas no período noturno. Por isso, sem precisar de interferência, ele identifica a luz solar para carregar suas baterias.

O grupo afirma que resolveu desenvolver o projeto depois que ocorreu um acidente na rodovia Teotônio Vilela, próximo ao campus universitário, ferindo dois alunos que atravessavam por uma faixa de pedestres. Depois

Os alunos do 6º Termo de Engenharia Mecatrônica que participaram do projeto são: Paulo Henrique Anjoulette, Magnael Morais Oliveira, Michael Cesar Soares vieira, Luis Henrique Santana de Oliveira, Gabriel Siqueira e Lucas Viana.