A máquina de fazer comprimidos foi desenvolvida para atender ao curso de Farmácia do UniSALESIANO de Araçatuba, que desenvolve fórmulas farmacêuticas em algumas disciplinas e na Farmácia-Escola. Ela tem um dosador onde são colocados os produtos da fórmula farmacêutica. Em seguida, uma manivela é acionada e faz a compressão dos produtos, resultando num comprimido.

“Antes de desenvolver o aparelho, os alunos foram atrás das nossas normas e legislações fizeram uma máquina muito útil e funcional”, diz a Prof.ª Milena Correia, do curso de Farmácia. Segundo ela, a máquina permite escoar e dar adesão às formulas farmacotécnicas, resultando em comprimidos que não quebram.

O Reitor, Pe. Luigi, ficou impressionado com a qualidade do trabalho: “A ideia é muito interessante e o acabamento da máquina revela que ela foi feita com muito cuidado e bom gosto”, disse Pe. Luigi aos estudantes. Ele também sugeriu que os alunos possam se programar para produzir outras máquinas, uma vez que Araçatuba não tem máquinas desse tipo.

O Prof. Fernando Eguia, do curso de Engenharia Mecânica, disse que além de desenvolver a máquina, dentro da disciplina de “Elementos de Máquinas II”, os alunos também produziram um relatório técnico e um artigo sobre o assunto. Eles também tiveram a colaboração do Prof. Thiago Santana Aranha. No final do encontro, Pe. Luigi distribuiu a todos exemplares da Revista comemorativa dos 10 anos do UniSalesiano e Bicentenário de Dom Bosco.

Os alunos do 6º Termo de Engenharia Mecânica que participaram do projeto foram: Gustavo Torresan, Francine de Souza, Danilo Gomes Augusto, Cristiano Steluti e Matheus Salesse.