Alunos do curso de Engenharia Mecânica apresentaram ao Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, o “Liftdaver”, que será usado no transporte de cadáveres no Laboratório de Anatomia do curso de Medicina. O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira, dia 21 de setembro.

O equipamento tem por objetivo melhorar as condições de trabalho do laboratório, facilitando a locomoção dos cadáveres, que são pesados. “Tem que colocar no tanque, fazer a lavagem, colocar na maca de volta para fazer o estudo. Com o lift, que funciona com bateria ou na energia elétrica, será bem mais fácil”, disse um dos alunos envolvidos no projeto, Flávio José Marques.

Além disso, há um melhor custo-benefício do equipamento, segundo a Profª. Simone Galbiati Terçariol, dos cursos de Fisioterapia e Medicina. “Sem contar que é todo feito em inox, que evita a corrosão pelo formol”, completou.

Após acompanhar o teste feito com o transporte de um aluno participante da criação do Lift, Pe. Luigi disse que o que assistiu é motivo de orgulho para todos.

O reitor destacou que um trabalho como esse é o grande diferencial da universidade, que busca sempre resolver os problemas e facilitar a vida das pessoas. “As enciclopédias e o Google sabem muito mais do que nós. Agora, a capacidade de transformar o conhecimento e as ideias na prática é a grande finalidade de uma universidade”, comentou.

Segundo Pe. Luigi, o Liftdaver é algo simples, barato e que funciona bem. “Eu dou nota dez, com louvor”, completou. Em seguida, abençoou os presentes e fez uma oração aos cadáveres. Desejou ainda que todos possam vencer na vida e ajudar as pessoas a serem mais felizes.

O coordenador dos cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica e Mecatrônica, Profº. Nelson Hitoshi Takiy, lembrou que o Liftdaver foi desenvolvido por uma equipe dedicada e fora do horário de aulas. “Todos trabalham e, mesmo assim, conseguiram concluir algo tão importante e que não é visto em faculdade nenhuma do Brasil”, disse ele, ao agradecer a Profª. Simone e o fisioterapeuta e engenheiro mecatrônico, Fernando Henrique Alves Benedito, pela ajuda na criação do equipamento.

O Liftdaver é um projeto de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) dos acadêmicos de Engenharia Mecânica do UniSALESIANO, orientados pelo professor Edval Viveiros Rodrigues. São eles: André Casagrandi, Bruno Pires Caproni da Silva, Celso Félix de Souza Júnior, Daniel Kanezawa, Elielson Diego Negrão, Fabrício Luís Conde, Flávio José Marques, Lucas Figueiredo da Silva Ferreira e Paulo Henrique da Silva Leal.  “Agradeço o UniSALESIANO pelo apoio ao projeto e parabenizo todos acadêmicos pelo empenho de meses nesta empreitada nada fácil. Vocês nos fazem sentir orgulhosos e recompensados”, concluiu o orientador.