Alunos do 7º termo do curso de Engenharia de Bioprocessos do UniSALESIANO de Araçatuba produziram, de forma artesanal, mais de 150 litros de cerveja. A professora do curso, Rosemeire Parra, afirma que é a primeira vez que a produção atinge essa quantidade. “Dou aula de Tecnologia de Fermentação, matéria que estimula os alunos a conhecerem e trabalharem, por exemplo, com foco no sistema artesanal, que é tão reconhecido atualmente”, ressaltou.
Na aula realizada no dia 12 de abril, Rosemeire abriu espaço para que alunos do 5º termo pudessem conhecer as etapas por quais o produto já havia passado. Na oportunidade, os acadêmicos acompanharam a higienização das garrafas e o envaze da cerveja em cerca de 300 garrafas de vidro, rotuladas com o nome de “Dom Bosco”.
CÍTRICA
O aluno do 7º termo de Engenharia de Biprocessos, Lucas Palamim, explicou que a nova cerveja possui um sabor cítrico e acentuado, de cor alaranjada. “Não é tão leve como as de mercado. É de estilo Pale Ale. A gente fez com malte, lúpulo e levedura fermentada. Ficou fermentando por sete dias e um mês em maturação”, contou.
No entanto, a cerveja só poderá ser consumida daqui uma semana, após criar a gaseificação. “Nós colocamos açúcar na cerveja e a levedura vai se alimentar dela para criar o gás”, disse Palamim. A produção será entregue para mais de 100 pessoas – alunos e professores do curso.
PALE ALE
As cervejas do estilo Pale Ale são claras, que vão desde o dourado até a cor cobre. O estilo desta cerveja é definido pelo lúpulo de origem americana que nela é usado, em geral, com forte aroma. É uma excelente bebida para acompanhar refeições ligeiras como pizza, hambúrgueres, sushi e saladas.