Uma atividade de interdisciplinaridade proporcionou aos acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo do UniSALESIANO a possibilidade de unir a compatibilização entre projetos arquitetônicos e estruturais; arquitetura e engenharia, e projeto/planejamento e execução de obra.
A visita técnica, com 34 alunos, foi realizada na manhã do dia 15 de fevereiro, na obra das futuras instalações da Sperta Motos de Araçatuba. Trata-se de um edifício que está sendo reformado e ampliado, localizado no centro da cidade.
O docente Cleverson Arenhart, responsável pelo acompanhamento da visita, disse que a atividade visa aliar a teoria com a prática, proporcionando aos alunos a visualização in loco dos elementos estruturais, nesse caso específico, elementos de concreto armado e metálicos. “Também observar os elementos de vedações e construtivos e as etapas da execução da obra”, explicou.
Segundo Arenhart, a importância desse tipo de visita é o contato com a realidade, que permite aos alunos a visualização e o entendimento dos conceitos explanados em sala de aula.
A proposta de unir as atividades entre os cursos é do coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, Prof. Giuliano Pincerato. Para ele, esse tipo de ação desde o início da graduação mostra a importância da vivência do dia a dia de uma obra em execução desde o seu início até o término. “Essa parceria entre as áreas dá garantias de que o projeto saia como o cliente final deseja, evitando o retrabalho, gastos inesperados, cumprimento do cronograma, e boas práticas da construção civil”, finalizou.