Acadêmicos do 4º Termo do Curso de Engenharia Civil, do período diurno, acompanharam, por meio de uma visita técnica, os trabalho de fundação de estacas que está sendo realizado nas obras de extensão do novo prédio de salas e auditórios do UniSALESIANO.
Trata-se do terceiro bloco do Campus, que está sendo construído e que terá no térreo três novos auditórios, dois laboratórios, duas salas de aula, um grande espaço para convivência e praça de alimentação ampliada, totalmente coberto, que servirá, inclusive, para a realização de eventos culturais. Já no andar superior haverá mais um laboratório e outras onze salas, as quais foram projetadas para, em caso de necessidade, serem separadas e se transformarem em dois ambientes. Ainda no andar superior haverá uma outra sala destinada à coordenação de cursos.
O professor Dr. André Luís Gamino, que acompanhou os alunos durante as observações, destacou que “as estacas moldadas in loco, do tipo hélice contínua, possuem 40 centímetros de diâmetro e foram escavadas até a profundidade de 19 metros. É uma estaca de deslocamento, executada através da introdução no terreno de um trado helicoidal contínuo, com o comprimento integral previsto para ela”, afirmou. Segundo ele, o trado possui um tubo interno, pelo qual foi executada a concretagem, via concreto bombeado, simultaneamente à retirada do mesmo, evitando desta forma o desconfinamento do solo”.
Gamino comentou, ainda, que este tipo de estaca tem como principais características a alta produtividade, monitoramento eletrônico durante todas as fases de execução e inexistência de vibração, as quais foram executadas abaixo do nível d’água existente no terreno, na profundidade média de 3,70 metros. O docente explicou que estes detalhes técnicos descritos pertencem ao universo do campo de trabalho dos engenheiros, com os quais os estudantes da área devem ir se familiarizando, razão pela qual a visita técnica foi desenvolvida.
O professor Nelson Hitoshi Takiy, coordenador do curso de Engenharia Civil, lembrou que “as atividades realizadas são de fundamental importância para que os alunos possam visualizar, na prática, todo o conteúdo teórico que recebem em sala de aula”.