Alunos do 6º termo do curso de Enfermagem do UniSALESIANO realizaram atividades de educação permanentes em unidades de saúde de Araçatuba, como as UBSs do Jardim TV e do bairro Iporã, e também no Caps 3 (Centro de Atenção Psicossocial) de Araçatuba.
As ações aconteceram dentro da Disciplina de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde, ministrada pela Prof.ª Gislene Marcelino, e supervisionada pela coordenadora do curso de Enfermagem, Prof.ª Cláudia Cyrillo.
De acordo com Gislene, os acadêmicos foram divididos em grupos de acordo com os locais de estágio e, nos meses de setembro e outubro deste ano, fizeram o diagnóstico da situação encontrada em cada etapa do Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos: segregação, acondicionamento, armazenamento temporário e o destino final.
“A partir da realidade encontrada, os alunos realizaram uma atividade educativa junto aos funcionários da referida unidade de saúde, respeitando a metodologia participativa”, afirmou.
O objetivo do trabalho, segundo a docente, foi estimular os acadêmicos a elencarem os principais comportamentos e problemas encontrados nas unidades de saúde para, depois, aplicar na íntegra o conteúdo abordado no Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde, uma exigência da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos.