Alunos do 6º termo do Curso de Enfermagem do UniSALESIANO de Araçatuba visitarão, no próximo dia 22 de outubro, a Reserva Indígena de Icatu, em Braúna, como parte das atividades que eles estão desenvolvendo em sala de aula, na disciplina de Saúde Indígena.

Numa primeira etapa, eles receberam informações sobre a Política Nacional de Atenção à Saúde Indígena, que foi criada a partir da Lei Arouca- Lei nº 9.836, de 23 de setembro de 1999. A Política dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, da organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. Ela contempla 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas, com um conjunto de atividades técnicas, visando medidas racionalizadas e qualificadas de atenção à saúde, promovendo a reordenação da rede de saúde e das práticas sanitárias.

Numa segunda fase, os alunos realizaram pesquisa bibliográfica referente à estrutura organizacional dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas, para que na etapa final possam vivenciar na prática o conteúdo da sala de aula e estimular o compromisso social, o que vem de encontro com a Missão Salesiana.