Os diagnósticos fizeram parte das atividades da disciplina de Gerênciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde, ministrada pela Profª Gislene Marcelino aos alunos do 6º Termo de Enfermagem do UniSALESIANO de Araçatuba.
Os alunos foram divididos em grupos de acordo com os locais de estágios nos meses de setembro e outubro de 2015 e realizaram as atividades de educação permanente junto aos funcionários da UBS São Vicente e São João, além do Núcleo de Gestão Assistencial.
Eles diagnosticaram a situação do gerenciamento de resíduos sólidos nessas unidades de saúde, desde a segregação, acondicionamento, armazenamento temporário até o destino final. A partir da realidade encontrada, os alunos realizaram uma atividade educativa junto aos funcionários das unidades, respeitando a metodologia participativa.
O objetivo do trabalho foi estimular os alunos a elencarem os principais comportamentos e problemas encontrados nas unidades de saúde para se aplicar na íntegra o conteúdo abordado no Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde, exigências da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, trabalhada em aulas teóricas e aplicada nos campos de estágios.