Os alunos do curso de Ciências Contábeis das Faculdades Católicas Salesianas de Araçatuba vivenciaram, na tarde de sábado passado, 14, um momento bastante emocionante: empresários de Araçatuba estiveram presentes à aula de Empreendedorismo para contar suas experiências profissionais e dar conselhos aos estudantes.

Foram convidados e compareceram Amauri Ranieri, da Padaria Bandeirantes; Neuza Roque de Souza, da Loja Abelhinha Doçaria; Ruth Lyra Kjaer, da ARU – Agência de Viagens; Inês Belinello Cassiano, da Kullotty Confecções; e Fábio Augusto Duarte, da AS Computadores. Eles falaram sobre a vida empresarial, contando os passos que trilharam para chegar ao lugar onde hoje se encontram.

A professora Andréia de Alcântara Cerizza, que ministra aulas na disciplina de Empreendedorismo no 7º termo do curso de Ciências Contábeis e atua como orgaanizadora desses encontros, destaca que através da atividade há uma interação natural entre empresários e graduandos.

Ela lembra que graças a estes contatos muito do que se fala sobre o meio empresarial é desmistificado, principalmente porque os empresários se abrem e falam de maneira franca e sincera com os estudantes, relatando as fases de alegrias e também os momentos de dificuldades.

“Questões sobre os problemas na abertura de uma empresa, falta de dinheiro para implantar o negócio, capacidade de gerenciamento, inabilidade para o trabalho, tudo é tratado de forma direta e objetiva com os alunos”, comenta Andréia.

A professora cita que é comum ouvir dos empresários convidados depoimentos que explicam como começaram praticamente do nada, usando apenas o esforço pessoal, a iniciativa, a auto-confiança, a determinação e a humildade para aprender. “É habitual ouvir que alguns deles se dedicam de 14 a 15 horas por dia aos seus empreendimentos, ou seja, são pessoas que vivem do trabalho e realizam uma tarefa séria, magnífica e constante”, comenta.

Ela disse ter ouvido de um dos convidados uma frase interessante: “Ou você ama aquilo que faz ou faz aquilo que ama”, significando que àquele que pretende ser alguém na vida, sendo empresário ou empregado, não resta outra alternativa senão desenvolver o seu trabalho com carinho, interesse, perseverança e profissionalismo.

“O importante é acreditar em si próprio porque o sucesso não cai do céu”, alerta Andréia, que disse observar nestes depoimentos conselhos importantes de quem tem autoridade para dá-los, ou seja, pessoas que hoje são donos de negócios, labutam intensamente e se doam para as suas empresas, porque só assim os objetivos podem ser atingidos.