Desde pequeno, o aluno José Carlos Soares Júnior, de 26 anos, tinha o sonho de ser médico veterinário. No meio do caminho, chegou a cursar Publicidade e Propaganda, mas, ao receber o diploma, viu que não estava 100% satisfeito. Então, decidiu ouvir o coração e partiu para a segunda e tão almejada graduação, a Medicina Veterinária.
Soares Júnior estudou os dois cursos no UniSALESIANO. Prestes a concluir a Veterinária, o acadêmico conseguiu uma oportunidade única: estagiar no segundo maior zoológico do Brasil, o “Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros”, na cidade de Sorocaba (SP).
“Sempre gostei dos animais silvestres e, ao saber da vaga de estágio no Zoo de Sorocaba, juntei a documentação, fiz o convênio com a faculdade e entrei para o processo seletivo, onde fui aprovado”, contou o aluno.
Durante os meses de setembro e outubro deste ano, Soares Júnior absorveu todos os ensinamentos transmitidos pelos profissionais do zoo. “Foi uma experiência incrível. Acordava e ia dormir munido de novas informações. É um zoológico que preza pela questão ambiental, de pesquisa, no respeito com os animais e preocupação com o bem-estar”, definiu.
Tudo o que o acadêmico vivenciou no Quinzinho de Barros será repassado aos alunos do curso de Medicina Veterinária do UniSALESIANO, com a palestra cujo título é “A rotina de estágios na área de animais selvagens”. O evento, promovido pela Liga de Estudos de Animais Silvestres da Instituição, acontece nesta quarta-feira, dia 7, às 19h30, na Sala do Tribunal do Júri.
“Por ser uma área com pouco investimento, a ideia é bater um papo com eles sobre como chegar num estágio mais preparado para lidar com novos desafios”, explicou.
Sobre o futuro, Soares Júnior diz que pretende trabalhar em uma clínica de pequenos animais, mas que possa ter seu atendimento ampliado aos silvestres e exóticos. “É minha paixão e tenho muito orgulho de poder me formar em uma faculdade que abriga o segundo melhor curso de Medicina Veterinária do país. Isso nos dá um grande respaldo para enfrentarmos os ‘leões’ que surgem dentro do mercado de trabalho”, concluiu.
Crédito das fotos: “Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros”