A aluna, Emily Thalia Gonçalves, do 5º termo de Biomedicina do UniSALESIANO, apresentou recentemente sua pesquisa no XXIII Simpósio Brasileiro de Fisiologia Cardiovascular, realizado na Faculdade de Odontologia de Araraquara (FoAr).
O trabalho intitulado: “Papel das cavéolas na resposta contrátil à fenilefrina em aorta de ratas normotensas e hipertensas prenhes”, foi desenvolvido pelos autores: Emily Thalia Gonçalves; Jessica Antonini Troiano; Murilo Eduardo Graton; Jéssica Luiza de Oliveira Fonseca Zanardo; Priscila Scarpin Benevides; Cristina Antoniali.
Segundo a acadêmica, as cavéolas são estruturas membranais celulares, e neste estudo, “foi avaliado o papel dessas estruturas, quando há a aplicação da fenilefrina, que é uma substância vasoconstritora. Foram utilizados dois grupos de ratas prenhes, um grupo normotenso e um grupo hipertenso, e as respostas foram comparadas”, explicou Emily.
Ainda, segundo ela, o trabalho vem de uma sólida linha de pesquisa na área de hipertensão, que é desenvolvida na Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FoA), sob coordenação da Profª. Cristina Antoniali.
“Esses estudos vem contribuindo de forma importante para a compreensão dos mecanismos envolvidos na hipertensão arterial, e assim, colaborando para o desenvolvimento da saúde”, disse a acadêmica.
Para a coordenadora do curso de Biomedicina, Profª. Rossana Abud Cabrera Rosa, a participação dos acadêmicos em um evento científico tão importante como esse, é enriquecedor.
“A oportunidade dessa troca de conhecimento e desenvolvimento da ciência é incrível, enriquece de maneira ímpar, a formação dos alunos”, enfatizou a docente.
Durante o Simpósio, a aluna Emily teve a oportunidade de conhecer o Vice-presidente da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Profº. Dr. Eduardo Krieger.

PESQUISAS
O grupo de pesquisas em Farmacologia Cardiovascular é coordenado pela Profª. Cristina Antoniali, da UNESP Araçatuba, pesquisadora renomada internacionalmente na área, e conta atualmente, com a participação com Iniciação Científica, dos alunos: Emily Gonçalves – 5º termo, Priscila Scarpin Benevides – 5º termo e Pedro Antônio Garcez de Souza Fortes Neves – 3º termo, todos alunos do curso de Biomedicina UniSALESIANO Araçatuba.