A acadêmica do 10º termo do Curso de Medicina Veterinária do UniSALESIANO, Tammy Cardoso Serizava, de 36 anos, embarcou para uma experiência única no exterior. Desde o dia 9 de setembro, ela está em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, onde permanecerá até 4 de dezembro de 2025, realizando estágio na área de reprodução e perineonatologia, em um haras especializado em cavalos árabes.

A oportunidade surgiu por meio da convivência acadêmica e profissional com a Dra. Mayara Ortiz, especialista em neonatologia equina, a quem Tammy conheceu ainda em 2020, antes mesmo de ingressar na faculdade. “Quando iniciei o curso, em 2021, passei a acompanhá-la em estágios e, desde então, mantivemos contato e amizade. Quando chegou o momento de escolher o estágio curricular, conversamos sobre a possibilidade de eu vir para os Emirados Árabes. Após dialogar com o professor Rafael Cipriano, que foi fundamental na decisão, percebi que precisava aproveitar essa oportunidade incrível”, contou Tammy, ao salientar que o apoio dos professores, da família e da própria Dra. Mayara foram essenciais para concretizar o sonho.

DESAFIOS

Entre os principais desafios da experiência, Tammy disse que as diferenças climáticas e fisiológicas interferem diretamente na reprodução dos animais. “Aqui, a estação de monta é invertida em relação ao Brasil, o que contraria a fisiologia reprodutiva dos equinos e torna o processo um grande desafio”, explicou. Outras diferenças marcantes, conforme a acadêmica, estão na infraestrutura, no manejo dos animais, na raça e até na disponibilidade de volumoso, que é importado no país.

Tammy afirmou que o estágio tem sido essencial para seu crescimento pessoal e profissional, oferecendo uma vivência enriquecedora e desafiadora. “Essa experiência internacional representa uma oportunidade única de aprendizado, que amplia meus conhecimentos técnicos, fortalece minha autoconfiança e contribui para o desenvolvimento de habilidades práticas e interpessoais. Além disso, permite estabelecer contatos profissionais e compreender realidades distintas da Medicina Veterinária”, comentou.

Sobre o maior aprendizado até o momento, ela disse ter aprendido que é fundamental conhecer e respeitar as características e individualidades de cada espécie e do ambiente. “As particularidades da raça, do manejo e dos fatores ambientais são muito relevantes e trazem desafios significativos à reprodução.”

Aos colegas que sonham em vivenciar experiências semelhantes, Tammy incentiva e aconselha a acreditarem em si mesmos. “Sejam persistentes e dedicados aos seus objetivos. As oportunidades internacionais são desafiadoras, mas também são incrivelmente enriquecedoras, tanto pessoal quanto profissionalmente. Se tiver uma oportunidade, agarre-a e aproveite ao máximo!”, concluiu.