A aluna Priscila Scarpim Benevides, do 4º termo de Biomedicina do UniSALESIANO, conquistou uma bolsa da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), através do projeto “Estudo da participação do Nrf-2 na modulação do estresse oxidativo pela apocinina em aortas de ratos espontaneamente hipertensos”.

Em março deste ano, por indicação da coordenadora do curso de Biomedicina, Rossana Abud Cabrera Rosa, a aluna iniciou o estágio na FOA (Faculdade de Odontologia) da Unesp (Universidade Estadual Paulista), no Laboratório de Farmacologia Cardiovascular do Departamento de Ciências Básicas.

Fascinada pelo meio científico, Priscila contou que logo começou a escrever o seu projeto com a ajuda da orientadora Cristina Antoniali. Ela também contou com o apoio dos alunos de doutorado do laboratório. Em maio, o projeto foi enviado com pedido de bolsa e a notícia da aprovação chegou em setembro.

O projeto de Priscila está vinculado com um estudo já em desenvolvimento em laboratório, onde é realizado o tratamento de animais hipertensos com a apocinina – um antioxidante em fase de estudo que demonstra ser eficaz na prevenção da hipertensão arterial e na reversão da disfunção endotelial em vasos de animais hipertensos.

“Nós avaliamos os mecanismos envolvidos na redução da hipertensão arterial nesses vasos, mais precisamente na artéria aorta e na artéria mesentérica. Como estou em fase de coleta de amostras e padronização dos experimentos, não tenho resultados no momento, mas, nossa hipótese é de que o tratamento crônico com a apocinina seja capaz de aumentar a expressão e atividade de enzimas antioxidantes, promovendo a redução do estresse oxidativo e consequentemente da hipertensão arterial”, salientou a aluna.

A acadêmica diz que pretende continuar atuando no meio científico, pois gosta da área e acredita que ainda tem muito a crescer. “Pretendo acompanhar esse crescimento desenvolvendo pesquisas durante e após a minha graduação”, concluiu.