A data de 1º de dezembro figura como o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS. Para marcar a sua passagem nesta sexta-feira, o Curso de Enfermagem do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba programou duas atividades.

A primeira aconteceu pela manhã, quando a Liga de Combate à AIDS reuniu acadêmicos dos vários programas da Instituição para prestar orientações sobre os cuidados que se deve ter com relação à doença.

Para o período da tarde, a partir das 13 horas, estava programado o mesmo trabalho, porém desta vez destinado aos funcionários da Assolan, ex-empresa Paoletti. Os alunos da Liga, além de transmitirem informações sobre a AIDS, distribuíram folhetos explicativos para os servidores daquela organização.

A AIDS é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecido como HIV. Esta sigla é proveniente do inglês Human Immunodeficiency Virus. Também do inglês deriva a sigla AIDS, Acquired Immune Deficiency Syndrome.

A presença da doença é detectada através de um grupo de sinais e sintomas que, uma vez considerados em conjunto, caracterizam o mal. Ela é contraída quando há inabilidade do sistema de defesa do organismo humano para se proteger contra microorganismos invasores, tais como: vírus, bactérias, protozoários, etc.

Hoje, estima-se que aproximadamente 600 mil pessoas vivem com HIV e AIDS em nosso país, um número que permanece estável desde 2000. O Brasil tem dado importantes exemplos ao mundo sobre o combate à doença, razão pela qual se tornou referência sobre o assunto para outras nações.