Uma das atividades que mais integram acadêmicos e contribuem para demonstrar, na prática, o aprendizado obtido em sala de aula, é a visita técnica orientada. Foi o que aconteceu no dia 17 de abril passado, quando alunos do 5º termo do Curso de Administração Sócio-Ambiental do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba compareceram à empresa Metalúrgica Natalaço, no município de Birigüi, que produz mesas e cadeiras de metais e outros utensílios domésticos.

O objetivo da visita era o de proporcionar aos alunos melhor compreensão da matéria administrada teoricamente sobre licenciamento ambiental e controle de poluição.

Os acadêmicos foram recebidos pela manhã por Fabiano Iassia, técnico em segurança do trabalho da empresa. Após um rápido café, ele iniciou a explanação do histórico da empresa desde o início da instalação do empreendimento no local, em área desabitada, falando sobre a chegada da vizinhança, as primeiras reclamações contra o tipo de trabalho ali desenvolvido, as dificuldades de atendimento e as exigências do órgão ambiental Cetesb.

Em seguida os alunos foram encaminhados ao interior da área industrial onde Iassia explicou como funciona todo o processo industrial, desde o recebimento de matéria prima até a expedição do produto final. Também prestou informações sobre a necessidade da instalação dos equipamentos de controles de poluição e todos os cuidados que a empresa vem tomando para se adequar às exigências técnicas do órgão ambiental estadual.

Na oportunidade, os alunos acompanharam a realização das atividades industriais principais, visitando a seção de corte dos metais, dobragem, prensagem, banhos químicos das peças, pintura eletrostática, secagem em cabine elétrica e embalagem. Observaram também as principais fontes de emissão de poluentes do ar, solo, água, ruído e vibração, bem como os devidos equipamentos de controle instalados, os resíduos descartados e seus destinos, o sistema de tratamento de efluente líquido industrial e o reuso de parte do efluente tratado.

Fabiano Iassia destacou ainda a importância dos cuidados ambientais que a empresa vem realizando, os quais, em princípio, se limitavam apenas ao atendimento das normas do Código de Exigências Técnicas das Licenças da CETESB, órgão estadual licenciador e fiscalizador das atividades industriais com fontes de poluição. Atualmente, esses cuidados vêm sendo praticados como parte integrante da política administrativa da empresa.

Os acadêmicos Ariadne Stephanie, Cíntia Evangelista, Marcelo Haruo e Lúcio César, e os professores João Geraldo e Célia Maria Araújo Corazza, prestaram agradecimento a Iassia, que no ato representava a diretoria da empresa. Segundo os docentes, a visita técnica resultou em uma aula prática que em muito contribuiu para o enriquecimento do conhecimento dos alunos.