Com o objetivo de conhecer iniciativas que priorizam o pequeno agricultor e valorizam o consumo de alimentos regionais, alunos de diversos termos do curso de Nutrição do UniSALESIANO visitaram um ponto de CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura) no dia 30 de outubro. O programa é localizado na escola Viver Waldorf, em Bauru.
A intenção, segundo a professora da disciplina de Fitoterapia, Drielly Viudes, foi entender o funcionamento do programa bem como adquirir conhecimento sobre produção de alimentos agroecológicos, orgânicos e biodinâmicos. “Além de compreender a importância dos mesmos na saúde e para o meio ambiente junto a grande relevância das PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais)”, completou.
Drielly ressaltou que os alunos tiveram acesso à história da CSA e sua propagação pelo mundo; seus princípios e importância para agroecologia e questões relacionadas à soberania alimentar, visto o estímulo ao consumo de alimentos regionais e de pequenos agricultores. “Uma CSA vem sendo formada na cidade de Araçatuba gerando possibilidade de sermos co-agricultores e conseguirmos consumir alimentos orgânicos e regionais com preços justos, sem intermediadores que acabam aumentando expressivamente o preço final do alimento”, destacou.