Um grupo de 25 acadêmicos dos cursos de Engenharia (Civil, Elétrica, Mecânica e Mecatrônica) e Arquitetura do UniSALESIANO participou, recentemente, de uma visita técnica à Feicon, considerada a maior feira da construção civil do Brasil, realizada em São Paulo. A atividade proporcionou uma imersão no que há de mais moderno no setor.
Durante o dia, os alunos estiveram livres para explorar os diversos estandes da feira, onde puderam conhecer de perto materiais, ferramentas e softwares inovadores utilizados, atualmente, na construção civil. Um dos destaques da visita foi o contato com produtos recém-lançados, muitos deles apresentados ao mercado durante a própria semana da Feicon.
Segundo o professor Jeferson Maiko de Almeida, responsável pelas disciplinas de Estruturas, no Curso de Arquitetura, e Metálicas e Madeiras, no Curso de Engenharia Civil, a visita à feira é uma oportunidade valiosa para os acadêmicos. “Esse tipo de experiência permite que o aluno saia da teoria e veja na prática o que está sendo utilizado no mercado. Eles conseguem visualizar tendências, conversar com fornecedores e entender melhor como os conhecimentos adquiridos em sala se aplicam no dia a dia da profissão”, explicou.
O Coordenador dos Cursos de Arquitetura e Engenharia Civil do UniSALESIANO, Prof. Giuliano Pincerato, ressaltou que esse tipo de interação do aluno com a teoria e a prática, em uma visita a uma feira como essa, mostra também a busca pelo conhecimento, novas tecnologias, novos materiais. “Porque é uma feira geral da construção civil, que tem tanto equipamentos quanto materiais, além de novas metodologias construtivas. Tudo isso complementa o que o aluno vê em sala de aula”, frisou.
Pincerato também agradeceu ao Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Vendrame, SDB, e ao Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. André Ornellas, pelos recursos viabilizados para a viagem. “Esse apoio reforça a parceria, o acolhimento e o envolvimento tanto da Reitoria quanto da Pró-Reitoria com os cursos, o que é de grande importância para a formação dos nossos acadêmicos”, concluiu.