Docentes e acadêmicos do UniSALESIANO participaram, entre os dias 11 e 15 de junho, de uma enriquecedora imersão em Mendoza, a renomada região vinícola da Argentina. Durante a visita, o grupo vivenciou atividades práticas e teóricas que percorreram todo o ciclo produtivo do vinho — desde o cultivo das uvas até o controle de qualidade — fortalecendo sua formação nas áreas de Farmácia, Biomedicina, Nutrição e Agronomia, em uma experiência que uniu aprendizado técnico e troca cultural.
De acordo com a Coordenadora do Curso de Farmácia, Profª. Ana Carolina Frade Gomes, o curso corresponde a uma excelente oportunidade para conhecer todo o processo de produção do vinho, desde o cultivo da uva até os fundamentos microbiológicos, bioquímicos, químicos e as novas tecnologias para produção e controle de qualidade. “Foram dias intensos de atividades teóricas e práticas, que superaram as expectativas dos participantes”.
Além da experiência técnica, a viagem também proporcionou um contato cultural enriquecedor, pois visitar uma casa salesiana em outro país e vivenciar os valores de Dom Bosco — o amor pelos jovens, pela educação e o compromisso com a formação plena do ser humano — foi, para ela, uma experiência ‘muy rica’.
Para a acadêmica do 5º termo do Curso de Biomedicina, Louise Elias de Carvalho, a imersão foi transformadora em vários aspectos: “Conhecer Mendoza, sua cultura e culinária, além da Universidad Católica de Cuyo, onde o carisma salesiano está presente em tudo, reforçou minhas habilidades internacionais, como comunicação e autonomia ao interagir com os locais, que foram muito receptivos”, analisou.
Louise também ressaltou o impacto profissional da experiência, uma vez que solidificou o conhecimento que a acadêmica já tinha do Curso de Enologia EAD, ao vivenciar o processo de vinificação. “Pude conhecer pessoalmente o terroir, as técnicas vitivinícolas regionais, pesquisas sobre solo, clima e sustentabilidade, além do contato direto com enólogos e laboratórios de pesquisa, ampliando minha visão analítica e técnica.”
PARCERIA
A Coordenadora do Curso de Biomedicina do UniSALESIANO, Prof. Rossana Abud Cabrera Rosa, explicou que o Curso de Enologia foi idealizado a fim de estabelecer um convênio Internacional entre o UniSALESIANO e a Facultad Dom Bosco de Enología y Ciencias de la Alimentación.
“Através desse convênio, os acadêmicos do UniSALESIANO tiveram a grande oportunidade de conhecer e aprender em um centro de excelência, os detalhes e técnicas apuradas envolvidas na produção de vinhos e também na produção de azeites”, contou.
Ainda segundo Rossana, a imersão foi organizada através de aulas on-line, no sistema EAD e o encerramento do curso foi realizado com encontro “in loco”, em Mendoza. “Esse formato foi extremamente proveitoso e a experiência foi sensacional! Esperamos repetir muitas e muitas vezes para que tenhamos ainda mais alunos aprendendo sobre essa área de produção e desenvolvimento de alimentos e bebidas e, ainda, estreitar cada vez mais os laços com a faculdade Dom Bosco, que nos recebeu com o característico carisma Salesiano”, completou.
Por fim, Rossana afirmou ser importante ressaltar que a materialização desse curso se tornou possível graças ao empenho do Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. Dr. André Luis Ornellas, do Reitor, Pe. Paulo Vendrame, do Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Eduardo Jácomo, e da Pró-Reitora Administrativa, Vanda Aparecida Guilherme de Moura. “Por meio da organização dos detalhes e do estabelecimento do convênio, tornaram possível a realização dessa iniciativa tão rica em conhecimento, vivência e integração”, concluiu.