Acadêmicos do 7º termo do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba visitaram nesta segunda-feira, dia 20, o Hospital Neurológico Ritinha Prates, conforme previsão da programação de atividades da disciplina de Fundamentos e Clínica em Pediatria. A professora Maria Solange Magnani, que ministra aulas na área, acompanhou os alunos.

O grupo foi recebido pelos fisioterapeutas César Henrique Reche e Marcos Adriano Mantovani, que relataram a dinâmica de funcionamento do hospital, abordando casos de pacientes, o atendimento fisioterapêutico e as dificuldades encontradas. No final das explanações, eles abriram espaço para perguntas e esclarecimentos sobre a realidade do dia a dia de trabalho na entidade, inclusive sobre o Centro de Saúde Auditiva.

A equipe multidisciplinar do hospital foi apresentada e cada profissional falou de seu trabalho nos respectivos setores. Em seguida, o grupo do UniSALESIANO foi convidado a visitar as instalações da instituição, dividido em duas turmas. Os acadêmicos tiveram acesso a todas as dependências do hospital, incluindo as salas de atendimentos terapêuticos, nutrição e dietética, enfermagem, postos de enfermagem, consultórios médicos, farmácia, cozinha, refeitórios masculino e feminino, lactaria, banheiros adaptados, dormitórios, expurgo, emergência, brinquedoteca, lavanderia e telemarketing.

A equipe fez questão de mostrar aos alunos os equipamentos existentes para o atendimento aos internos e a relação multiprofissional do hospital. Após a visitação às instalações, os alunos foram também apresentados aos 60 internos da instituição, todos com graves deficiências mentais. Entre os pacientes encontram-se portadores de síndromes neurológicas e convulsivas, com identificação de deformidades instaladas que apresentam comportamentos inadequados, movimentos estereotipados, distúrbios e ausência de movimento, traqueostomizados, gastrostomizados, marchas patológicas e alterações de tônus.

Depois de percorridas as instalações, a professora Maria Solange Magnani demonstrou e esclareceu o diagnóstico fisioterapêutico de alguns pacientes, comentando o quadro clínico e explanando o tipo de intervenção feita junto ao paciente neurológico. A visita foi encerrada com um coffee- break oferecido pela entidade.

Os trabalhos de organização e realização da atividade foram autorizados e coordenados pela coordenadora do curso de Fisioterapia do UniSALESIANO, professora Carla Komatsu Machado.

História – O Hospital Neurológico Ritinha Prates, fundado em 23 de outubro de 1977, é uma das mais importantes instituições de Araçatuba e região para suporte na área da saúde a pessoas com deficiências neurológicas, prestando excelentes serviços à comunidade há 36 anos. Sua criação foi uma iniciativa de José Américo do Nascimento, ex-vereador de Araçatuba. Naquela época, no mesmo local onde hoje se encontra, o Hospital contava com apenas o espaço de uma casa comum. Com o passar dos anos, a sede foi sendo ampliada e atualmente ocupa uma área de 7 mil m2.