Acadêmicos que participam do grupo de pesquisa em Violência e Segurança Pública, do Curso de Direito do UniSALESIANO, coordenado pelo docente e juiz de Direito, Marcelo Misaka, visitaram o Centro de Ressocialização (CR) de Araçatuba, no dia 17 de outubro.

Formado por alunos a partir do segundo semestre de Direito, o grupo se reúne periodicamente para debater temas como violência de gênero e, recentemente, o sistema carcerário.

Durante a visita, os acadêmicos foram recebidos pelo diretor do CR, Adelmo Pirão Júnior, e tiveram a oportunidade de participar do “Clube da Leitura” dos reeducandos, onde, mensalmente, os internos discutem livros que leram.

O encontro permitiu uma troca enriquecedora entre os alunos e os reeducandos, com debates sobre a obra “A marca de uma lágrima”, do autor Pedro Bandeira. O livro, que aborda temas de amor e cartas trocadas entre personagens apaixonados, gerou reflexões profundas.

O acadêmico do 6º semestre de Direito, Lucas Palmieri, disse que essa experiência mudou sua perspectiva sobre as pessoas encarceradas e mostrou como elas podem ser sensíveis, educadas e inteligentes, o que desafia os estigmas que a sociedade, muitas vezes, impõe.

“Uma coisa que me tocou muito foi o relato de um rapaz que está cumprindo pena no CR. Ele contou que é casado e, inspirado pelo livro, fez um combinado com a esposa de que, quando saísse do CR, continuaria escrevendo cartas para ela, pois acredita que a escrita é uma forma de demonstrar amor e cuidado”, detalhou.

Assim como Lucas, a acadêmica Gabriela Massarolli Guerreiro Tonello, do 4º termo de Direito, comentou ter sido admirável conhecer a estrutura e poder ouvir não só o lado de quem ali cumpre pena, mas também de quem luta para que o objetivo do direito penal seja alcançado, que é a ressocialização.

Também do 4º termo, a aluna Lívia Makrakis Barros de Paula Sancassani, lembrou do diretor do CR, que tratou a turma de forma solícita e acolhedora, proporcionando uma oportunidade única aos acadêmicos. “Preciso dizer que sair da nossa ‘bolha’ foi uma experiência única. Ouvir as reflexões deles sobre o livro lido naquele mês e, além disso, como conectaram a narrativa às suas próprias vivências, foi profundamente emocionante. Gostaria, ainda, de agradecer ao nosso professor, Dr. Marcelo Misaka, que tem nos guiado além do senso comum, mostrando como a educação pode nos abrir os olhos para novas perspectivas.”

Após a participação no Clube da Leitura, os alunos visitaram as instalações do CR e tiveram a chance de conhecer o trabalho de ressocialização desenvolvido no local.

De acordo com o docente Misaka, o grupo de pesquisa do UniSALESIANO segue com o compromisso de explorar temas centrais para o Direito, proporcionando aos participantes os debates acadêmicos e as vivências práticas que ampliam sua compreensão sobre o sistema de justiça e a dignidade humana.