Escola luta pelos interesses e direitos coletivos

Os acadêmicos do curso de Serviço Social do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba realizaram visita técnica a Escola Nacional Florestan Fernandes, no dia 16 de março de 2014. Os alunos estavam acompanhados da Prof.a Marisa Barbosa.

A Escola oferece cursos de graduação, especialização e mestrado, mantendo convênio com mais de 15 escolas de formação em outros países. Os cursos são ministrados por mais de 500 professores voluntários de universidades renomadas do país, nas áreas de Filosofia Política, Teoria do Conhecimento, Sociologia Rural, Economia Política da Agricultura, História Social do Brasil, Conjuntura Internacional, Administração e Gestão Social, Educação do Campo e Estudos Latino-Americanos.

A coordenadora do curso, Prof.a Me. Claudia Lopes, comentou a oportunidade ímpar que os alunos tiveram em conhecer o processo de formação política dos integrantes e lideranças dos movimentos sociais do Brasil, especialmente do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) – A escola, localizada no município de Guararema-SP, a 70 km da capital paulista, com uma estrutura de três salas de aula para 200 alunos, uma biblioteca com 40 mil títulos (obtidos por meio de doações), dois anfiteatros, alojamentos, refeitórios e uma horta comunitária. Os professores são voluntários, e toda a manutenção realizada é de responsabilidade dos alunos, militantes e brigadistas do MST. Outro diferencial, a “Ciranda Infantil Saci Pererê”, projeto que garante a participação dos filhos dos alunos e funcionários à ENFF, as crianças permanecem desenvolvendo atividades lúdicas e pedagógicas, enquanto seus responsáveis estudam ou trabalham.

Segundo a Prof.a Marisa Barbosa, “a ENFF apresenta uma experiência pioneira e inovadora no Brasil, por meio da importância da educação política para que o espírito de luta não se perca”.