Acadêmicos do Curso de Medicina do UniSALESIANO, especificamente do 9º termo, desenvolveram diversos projetos aplicativos que colaboram para o trabalho de profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde), que atuam nas Unidades Básicas de Saúde de Araçatuba e região, e, consequentemente, à população em geral.
Os aplicativos foram idealizados e constituídos ao longo do semestre passado, como desafio proposto dentro dos objetivos da Disciplina “Interação Ensino-Saúde na Comunidade” (UC-IESC VIII).
De acordo com o Coordenador da IESC, Prof. Dr. Ângelo Jacomossi, os estudantes foram divididos em pequenos grupos e eles próprios idealizaram e construíram projetos de acordo com as necessidades percebidas nas realidades que estão inseridos.
“Eles não são meros observadores quando estão em campo. Pelo contrário, estão aprendendo em serviço e colaborando com o trabalho dos profissionais das equipes de saúde”, explicou Jacomossi, ao lembrar que a atividade conta com o apoio da docente Lucila Bistaffa, além da parceria com as secretarias de saúde que integram o Departamento Regional de Saúde de Araçatuba (DRS-2).
Os 15 projetos desenvolvidos pelos acadêmicos de Medicina do UniSALESIANO foram apresentados para as secretarias de saúde da região de Araçatuba, que contribuíram para as avaliações. Cada um tem sua aplicabilidade e importância específica, segundo Jacomossi. “São projetos muito bons, cridos por mentes reflexivas e atuantes no processo. Nossos alunos possuem influência na transformação social pela produção da saúde”, frisou.
São eles: Projeto de Qualificação e Aprimoramento do Acolhimento; Métodos Contraceptivos para Mulheres; Protocolo Manchester – Classificação de Risco na Triagem; Reorganização das Ações de Cuidado relacionadas à Sífilis; Informativo sobre o funcionamento do CEAPS (Centro Especializado em Atenção Psicossocial); Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Básica de Araçatuba; Roteiro de Atendimento do Idoso com Comorbidades Crônicas; Cartão de Saúde Mental; Acidente Escorpiônico; Aplicando a Classificação de Risco no Acolhimento; Fluxograma de atendimento no SUS; CAPS AD – Uma nova visão; Guia de Orientações sobre Manejo da Lombalgia na Atenção Primária à Saúde; Cartilha sobre o Combate ao Bullying na Escola; e CEAPS – 1ª Ficha de Atendimento Médico.
O Coordenador de Medicina do UniSALESIANO, Dr. Antônio Henrique Poletto, afirmou que, historicamente, o Curso apresenta dados bem realistas sobre o impacto positivo gerado na saúde pública de sua região.
“Humildemente, vejo que o que está acontecendo em Araçatuba é só o começo de um processo de transformação. Como Coordenador do Curso, parabenizo os professores e a nossa Instituição por tamanha dedicação e responsabilidade social”, concluiu.