O fisioterapeuta, Acadêmicos do 5° termo do Curso de Farmácia do UniSALESIANO, acompanhados dos professores Milena Tonon e Fausto Souza, realizaram durante o mês de maio visitas técnicas aos principais setores de distribuição de medicamentos da Rede Pública de Saúde de Araçatuba e região. Os locais escolhidos foram as farmácias Municipal, de Medicamentos Excepcionais – também conhecida como Alto Custo – e a do Programa DST/aids.

Na Farmácia Municipal os estudantes observaram as diversas funções do farmacêutico na administração de uma central de abastecimento municipal de medicamentos, pois é naquele local que todos os medicamentos da RENAME (Relação Nacional de Medicamentos) e REMUME (Relação Municipal de Medicamentos) são adquiridos, armazenados, redistribuídos aos postos de saúde e fornecidos à população.

Além dos medicamentos da RENAME E REMUME, que atendem à maioria das patologias de maior ocorrência no Brasil, também há medicamentos específicos para os programas de Tuberculose, Hanseníase e Programa de Saúde Mental, de ordem federal e estadual. “Com visitas desta natureza pode-se verificar a importância do trabalho do farmacêutico desde a escolha, aquisição e armazenamento dos medicamentos, até o fornecimento dos remédios e insumos, para que estes cheguem até o paciente da forma mais eficiente e segura”, comentou a professora Dra. Ana Carolina Lima Frade Gomes, coordenadora do curso de Farmácia do UniSALESIANO de Araçatuba.

Já na Farmácia de DST/aids, os acadêmicos conheceram o elenco de medicamentos padronizados para combater estas patologias e como funciona todo o serviço de acompanhamento, não só o medicamentoso mas também o psicológico e o de orientação a estes pacientes desde o diagnóstico.

Finalmente, na Farmácia de Medicamentos Excepcionais, também conhecida como Farmácia de Alto Custo, devido ao valor dos medicamentos que às vezes chega a custar mais de mil reais por ampola, por exemplo, verificou-se como a população pode ter acesso a medicamentos específicos para diversos tipos de doenças de baixa incidência na população. Foi explicado, também, como os pacientes podem se enquadrar em protocolos específicos para receberem esta medicação. Além disso, por Araçatuba ser um município de grande porte, tem gestão plena na administração de seu sistema público de saúde e funciona como um polo regional de distribuição para outros 40 municípios.

A visita contribuiu para ampliar os horizontes de conhecimentos dos acadêmicos, ao mostrar como o farmacêutico pode ser inserido no sistema público de saúde e quais são suas atribuições. Assim, os acadêmicos constataram a importância deste profissional quanto à garantia do bom funcionamento das farmácias públicas e da prestação de assistência farmacêutica de qualidade. Graças a estes trâmites, que colaboram para produzir impactos na questão da redução dos custos do município na aquisição e na garantia da qualidade e segurança da medicação, é possível verificar que todo este esforço pode chegar ao usuário final com o intuito de cura, tratamento ou amenização do sofrimento dos milhares de pacientes usuários do sistema público de saúde.