Para celebrar e comemorar a passagem, em 5 de maio, do Dia Nacional para o Uso Racional de Medicamentos, o curso de Farmácia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba destacou acadêmicos da área para prestar orientações à população sobre os cuidados que se deve ter quanto à utilização de remédios. Assim, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia e a Secretaria de Educação Permanente da Prefeitura Municipal de Araçatuba, a Instituição reuniu acadêmicos do 5° termo de Farmácia e profissionais já formados, na Praça do Bairro Pinheiros, em Araçatuba.

No local foram realizados atendimentos como aferição de pressão arterial, orientação quando ao uso correto de medicamentos, recolhimento de medicamentos vencidos e alerta sobre doenças frequentes em nossa região, como a dengue e a leishmaniose.

“Este dia tem um significado especial para nós e por isso estamos nos colocando à disposição do público para orientá-lo, tirar dúvidas e, de forma geral, promover a saúde das pessoas”, afirmou a coordenadora do curso de Farmácia, professora Ana Carolina Lima Frade Gomes. Ela lembrou, também, que cabe a estudantes e profissionais da área exercerem o papel de prestadores de serviços para o ser humano.

Segundo ela, só para se ter uma ideia do quanto a população é carente de informações sobre aspectos relacionados à saúde, no momento em que se organizavam as mesas e o material de divulgação, na praça, naquela manhã de domingo, as pessoas que passavam na calçada para ir à missa da Paróquia São Francisco e Santa Clara já se interessavam por parar junto às barracas e tirar suas dúvidas. O fato chamou a atenção do pároco que ia realizar a missa em seguida e por isso ele convidou o professor Fausto de Souza, que estava no local supervisionando as atividades junto aos acadêmicos, para que fosse à igreja, durante a celebração, e divulgasse o trabalho de orientação que estava sendo desenvolvido na praça ao lado.

A iniciativa foi enriquecedora tanto para a população quanto para aqueles que trabalham na área e que se encontravam presentes, pois eles puderam mostrar os seus serviços e a importância do profissional do medicamento atuando junto à população. E a experiência também foi muito interessante para os acadêmicos, que desta forma podem manter os primeiros contatos com a população, vendo quais as são as dúvidas e angústias dos pacientes, além da chance de vivenciar na prática os desafios da profissão que escolheram.

HISTÓRIA – Historicamente, o 5 de maio é comemorado no Brasil como o Dia Nacional para o Uso Racional de Medicamentos. Esta data em especial foi criada pelo Movimento Estudantil de Farmácia em 1999, primeiro porque coincide com o Dia do Farmacista, e também porque naquela época a Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia se reuniu e deliberou ações sobre a falsificação de medicamentos que ocorriam na ocasião.

Com o gesto, também se pretendia demonstrar a importância do farmacêutico como profissional de saúde e como conhecedor dos medicamentos que são fundamentais na recuperação da saúde dos pacientes, mas que devem ser administrados de forma responsável e correta.

O esforço dos estudantes da época também foi decisivo, porque na ocasião a então senadora Marluce Pinto, do Estado de Rondônia, criou um projeto de lei desobrigando as farmácias de terem o profissional farmacêutico presente durante o seu funcionamento, proposta que era frontalmente contrária ao processo de valorização dos profissionais do setor. Graças à ação concentrada dos estudantes, o projeto não foi aprovado.