Teve início no sábado, dia 1º., no Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium –UniSALESIANO de Araçatuba, o treinamento NR-10 – Segurança em instalações e serviços com eletricidade, dirigido aos alunos dos cursos de Engenharias de Telecomunicações e Engenharia Mecatrônica.

O primeiro módulo, que destacou a prevenção e o combate a incêndios, foi ministrado pelo Capitão Cláudio Ribeiro da Silva, sub-comandante do 20º. Grupamento de Bombeiros. Em seguida foi aplicado o módulo que envolvia primeiros socorros, que teve a apresentação da enfermeira Regiane dos Santos Pereira, professora do curso de Enfermagem do UniSALESIANO, que tem credenciamento para esta atividade obtida junto à Unicamp.

Os demais módulos serão ministrados pelo engenheiro elétrico e de segurança do trabalho, João Paulo de Almeida.

O treinamento tem uma duração de 40 horas e é obrigatório para todos os alunos dos cursos de engenharias que buscam estágio, a função de trainee e contratações em empresas, cujas atividades estejam relacionadas com o setor elétrico.

“Sabemos que há a exigência para que o candidato obtenha o certificado a partir deste treinamento, que tem validade por dois anos, e que após este período o treinando deve passar por uma reciclagem para a renovação da validade do documento”, afirmou o coordenador dos cursos de Engenharias do UniSALESIANO, professor Nelson Hitoshi Takiy. Ele informou, também, que os acadêmicos receberam orientações sobre esta exigência e sua importância para o ingresso no mercado de trabalho nas áreas de engenharias e tecnologias.

O professor Nelson destacou, ainda, que este primeiro treinamento só foi possível de ser viabilizado e concretizado graças aos esforços e apoio da Direção e da coordenação dos cursos de Engenharias do UniSALESIANO, do Corpo de Bombeiros de Araçatuba, da empresa Preseg e dos professores Fernando Gabriel Eguia Pereira Soares e José Vital Ferraz Leão, ambos engenheiros, que prestaram uma valiosa contribuição na formatação geral do trabalho.

“Acreditamos ainda que nos próximos semestres letivos introduziremos este treinamento também para capacitar nossos alunos para a qualidade e capacitação curricular e para que sejam inseridos no mercado profissional desenvolvendo seu trabalho com competência, cumprindo, assim, as exigências legais”, afirmou o professor Nelson Hitoshi Takiy.