Os acadêmicos do 9º semestre do Curso de Engenharia da Computação do UniSALESIANO realizaram uma visita técnica à fábrica de robôs da Solinftec, em Araçatuba, empresa referência em soluções tecnológicas para o agronegócio.
A atividade, realizada no dia 15 de abril, fez parte das ações integradas das disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), coordenadas pelos professores Francisco Antonio de Sousa e Priscilla Moraes. Nesta ocasião, a turma foi acompanhada pela professora Priscilla, que conduziu os alunos durante toda a experiência.
De acordo com Priscilla, a visita reforça a sólida parceria entre o UniSALESIANO e a Solinftec, que tem proporcionado aos alunos experiências práticas e contato direto com tecnologias de ponta. “Os acadêmicos puderam acompanhar todas as etapas do processo produtivo dos robôs agrícolas e conhecer de perto as soluções em inteligência artificial desenvolvidas pela empresa, com destaque para o robô Solix — uma verdadeira vitrine de inovação no setor”, disse.
Ainda segundo a docente, a atividade teve um propósito muito claro: oportunizar aos alunos a experiência de imersão num ambiente profissional de alto nível tecnológico, como é o caso da Solinftec. “O robô Solix é uma grande demonstração de transposição didática dos conhecimentos teóricos aprendidos no contexto acadêmico, com os conhecimentos práticos de uma grande empresa”, explicou, ao citar que o papel dos educadores é também estimular e motivar os alunos a seguirem em frente em relação ao curso que escolheram. “E, neste sentido, a experiência imersiva de uma visita técnica pode mudar significativamente esta percepção e motivação, fazendo com que muitas coisas aparentemente teóricas e sem sentido ganhem significado.”
O Coordenador de Produção e Qualidade da Solinftec, Ismael Rufino Camargo, fez questão de destacar a importância da conexão entre a indústria e a universidade. “Nosso intuito é ajudar essa nova geração a entender melhor o que vão enfrentar após a faculdade. Queremos mostrar o papel que o engenheiro pode ter dentro do mercado de trabalho e trazer essa realidade para perto deles, mostrando que há muitas oportunidades nas diversas áreas da engenharia”, afirmou.
Ismael também ressaltou o vínculo com o UniSALESIANO: “Durante a visita, dos cerca de oito colaboradores que acompanharam o grupo, seis ou sete eram ex-alunos do UniSALESIANO. Isso mostra o quanto essa parceria é importante e viva. Queremos que os estudantes entendam que não é preciso sair de Araçatuba para buscar tecnologia ou boas oportunidades — elas estão aqui, e nós estamos aqui para apoiar, direcionar e caminhar juntos.”
A Coordenadora do Curso, Profª. Maria Teixeira, foi uma das grandes incentivadoras da visita, oferecendo todo o apoio necessário para que a experiência fosse completa. O acolhimento dos alunos também foi destaque: ao final do percurso pela fábrica, todos foram recepcionados com um coffee break, reforçando o cuidado e a hospitalidade da equipe da Solinftec.
“Foi uma oportunidade incrível de ver de perto como o conhecimento que adquirimos na graduação pode ser aplicado em soluções reais e altamente tecnológicas”, comentou o aluno do 9º semestre, Mikael Boatto.
1º LUGAR
Vale lembrar que a Engenharia da Computação está entre as profissões mais promissoras do país. Segundo levantamento recente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a carreira ocupa o primeiro lugar no ranking das dez profissões com os maiores salários médios de admissão, com valor estimado em R$ 13.794. Dados como esse mostram o potencial e a valorização crescente do profissional da área.
“Com iniciativas como essa, o UniSALESIANO reafirma seu compromisso com a formação de excelência, preparando seus alunos para os desafios do mercado com experiências práticas e parcerias estratégicas”, concluiu Maria.