O Curso de Enfermagem do UniSALESIANO promoveu uma experiência inédita e enriquecedora para seus acadêmicos, no dia 11 de agosto. Em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), foi realizado um Júri Simulado envolvendo um processo ético-administrativo, no qual os acadêmicos assumiram os papéis de protagonistas.
A atividade reproduziu, por meio de encenações e narrativas, o ambiente de um julgamento ético, permitindo que os participantes compreendessem na prática como funciona o fluxo de processos éticos na enfermagem. A proposta foi idealizada pela professora Ieda Maria Bispo, responsável pela disciplina de Legislação e Ética em Enfermagem, e conduzida pelos conselheiros Valdenir Mariano e Marcus Vinicius de Oliveira.
Durante o júri, os acadêmicos interpretaram funções como acusação, defesa, testemunhas e conselheiros, vivenciando de forma dinâmica os procedimentos previstos no Código de Ética da Enfermagem. Além de direcionada aos futuros enfermeiros, a ação também é voltada às Comissões de Ética de Enfermagem das instituições de saúde.
De acordo com o conselheiro, enfermeiro Valdenir Mariano, a iniciativa vai além de uma simulação, pois se trata de uma maneira de conscientizar os alunos sobre a importância do papel do conselho e a gravidade de um processo ético. “Ao mesmo tempo, desmitifica certas questões e mostra que o Coren-SP atua, sobretudo, de modo educativo e preventivo, sendo a punição apenas a última medida, naqueles casos considerados indefensáveis”, ressaltou.
O conselheiro Marcus Vinicius de Oliveira destacou a relevância da experiência para a formação dos futuros profissionais. “Espero que os alunos tenham aprendido um pouco mais sobre o Coren-SP e sobre o nosso código de ética”, completou.
Para a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Profª. Giselle Sailer, o impacto pedagógico foi evidente. “Esta atividade, que aconteceu no UniSALESIANO pela primeira vez, trouxe muita reflexão e troca de experiências sobre a importância da atuação profissional pautada na ética e no conhecimento da lei do exercício profissional, considerando o conhecimento como ferramenta fundamental para o cuidado seguro.”
O Júri Simulado integra o projeto pedagógico do Coren-SP, cujo objetivo é aproximar acadêmicos e profissionais da realidade dos processos éticos na enfermagem, reforçando a necessidade de uma atuação responsável, ética e consciente.