Acadêmicos do 8º semestre do Curso de Direito do UniSALESIANO tiveram a oportunidade de assistir a juris reais, promovidos nos Fóruns de Araçatuba e região.

Isso porque a participação faz parte do Estágio Curricular, que possibilita aos acadêmicos contato com atividades reais do profissional das carreiras jurídicas. “As mais esperadas são as Sessões do Tribunal do Júri, que ocorrem nos diversos fóruns de Araçatuba e região”, disse o Coordenador do Curso de Direito do UniSALESIANO, Prof. Helton Simoncelli.

Nessas sessões, são analisados crimes dolosos contra a vida e têm a participação ativa da comunidade através do Júri Popular.

De acordo com Simoncelli, trata-se de uma experiência única para os acadêmicos de Direito, pois podem acompanhar a atuação de advogados, promotores de justiça e magistrados, bem como analisar as condições dos acusados, das vítimas e seus familiares.

“A exigência de atividades práticas faz com que os alunos sejam estimulados a estudar. Quando conseguem fazer a ligação da realidade com a teoria vista em sala de aula, tais atividades tornam os ensinamentos em situações concretas que facilitam a compreensão e possibilitam a análise crítica do Direito”, frisou.

JURADOS

A acadêmica Maria Fernanda Calixto Benassi, do 8º termo, se encantou pelo Tribunal do Juri e pelo fato de poder vivenciar o que aprende dentro sala de aula. Ela conta que, por meio dessa experiência, presencia a atuação dos serventuários da Justiça, do Promotor, do Juiz e dos defensores; e é capaz de sentir a emoção por meio dos familiares dos envolvidos.

“Outro ponto que me chamou a atenção foi a responsabilidade dos jurados, que têm em suas mãos uma difícil tarefa de julgar seus pares de acordo com suas convicções. Enfim, a experiência proporcionada pelo UniSALESIANO e incentivada pelos professores será inesquecível e fará toda a diferença em nossos futuros”, disse.

Para o acadêmico do 8º termo, Micael Marlon Moreira da Silva, a oportunidade de poder assistir a juris reais é de extrema importância, pois consegue entender como funciona as regras, a aplicação das normas constitucionais, do direito penal material, processual penal, entendimentos doutrinários, sociológicos, filosóficos e, assim por seguinte. “Além das teorias e exemplos práticos passados pelos professores dentro da sala de aula”, elencou.