Um grupo de 43 acadêmicos do Curso de Biomedicina do UniSALESIANO visitou o Instituto Butantan, em São Paulo, recentemente, com o objetivo de explorar um dos maiores centros de pesquisa biomédica do país. Eles foram acompanhados pelas docentes Bianca Elvira Belardi, responsável pela disciplina de Fisiologia Humana, e Thais Veronica Saori Tsosura Chiba, docente de Hematologia.

O complexo do Butantan é composto por unidades de produção de biofármacos e diversos laboratórios de pesquisa científica, sendo uma referência mundial na produção de soros e vacinas.

Durante a visita, os alunos puderam ter acesso ao Hospital Vital Brazil, além de explorar o Parque da Ciência Butantan e os museus que compõem o local: Museu Biológico, Museu Histórico Espaço Terra Firme, Museu da Vacina e o Museu de Microbiologia. O cronograma inclui ainda o macacário, serpentário e a trilha da floresta.

BIOTECNOLOGIA

A experiência foi enriquecedora tanto do ponto de vista científico quanto cultural. “O intuito da visita foi estimular a curiosidade científica dos alunos e proporcionar um contato direto com a produção e pesquisa de biotecnologia de ponta”, afirmou Bianca, ao ressaltar que a atividade ampliou o conhecimento dos acadêmicos sobre o histórico e as contribuições do Butantan para a saúde pública.

Para a professora Thais, a ação foi essencial para aproximar os acadêmicos de áreas vitais da Biomedicina, incentivando a integração entre teoria e prática, e despertando o interesse por futuras carreiras na pesquisa científica. “A visita também permitiu que os alunos visualizassem o impacto da ciência no cotidiano, promovendo uma reflexão sobre as várias possibilidades de atuação no campo da saúde”, destacou.