Com o objetivo de conhecerem uma das 30 habilitações possíveis aos biomédicos, acadêmicos do 1º termo do Curso de Biomedicina do UniSALESIANO fizeram uma visita técnica ao Hemocentro de Araçatuba.

A atividade aconteceu entre os dias 23 e 25 de maio, e foi acompanhada pela professora responsável pela disciplina de Fundamentos da Biomedicina, Profª. Bruna Polacchine da Silva.

“O objetivo da visita é duplo: mostrar ao aluno um campo de atuação do biomédico no banco de sangue e também a importância da doação de sangue”, disse Bruna.

De acordo com o cronograma, os acadêmicos iniciam a atividade pelo cadastro do potencial doador de sangue. Na sequência, é demonstrado ao eles o passo a passo da avaliação física do doador, bem como o questionário que ele irá responder.

Na etapa de coleta do sangue, a enfermeira responsável explica os tipos de bolsa de sangue e tubos de coleta de sangue que são utilizados, e também o modo de coleta. Depois, os alunos são encaminhados aos laboratórios, onde é demonstrado como o sangue é fracionado e analisado para que possa ser liberado para a transfusão com segurança.

Ao final da visita, o aluno tem o conhecimento de todas as etapas e sua função no processo. “Eu realizo esta visita todos os anos e sempre é muito legal ver o quanto os alunos aprendem sobre a função do biomédico no banco de sangue”, concluiu.