Alunos dos cursos de Arquitetura e Tecnologia em Jogos Digitais do UniSALESIANO expuseram seus trabalhos criados com base no Steampunk, um subgênero da ficção científica conhecido também como Vapor Punk, na noite do dia 28 de novembro.
Trata-se de uma atividade interdisciplinar programada pelo docente Francis Martins de Souza, responsável pelas disciplinas de Plástica I e Escultura Tridimensional.
Souza explicou que o Steampunk foi o ponto central do início do processo criativo e, posteriormente, da execução de modelos e esculturas. “Trata-se de uma obra cinematográfica que propõe a existência de um universo alternativo na vertente da ficção científica”, explicou.
Segundo o professor, é um estilo marcado pelo uso de tecnologia mais robusta, como máquinas a vapor, fabricações em madeira, cobre e bronze, e o amplo uso de engrenagens, como se fosse uma tecnologia pré-digital.
O trabalho teve por objetivo envolver os alunos em um sistema de aprendizagem baseado na aproximação da teoria com processos práticos. “Por meio de processos ativos e sistemáticos, os acadêmicos são estimulados a procurar inúmeras soluções para execução dos trabalhos”, completou.