O aluno Murilo Eduardo Graton, do 7º termo do curso de Farmácia do UniSALESIANO de Araçatuba, é um destes casos de ascensão rápida que chamam a atenção pelo seu envolvimento constante e contínuo em eventos de cunho científico. Ele transformou-se em uma das revelações da área acadêmica científica desde que iniciou, em setembro de 2011, estudos de iniciação científica no Laboratório de Farmacologia, da Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA), na Unesp, sob orientação da professora Dra. Cristina Antoniali Silva.
Em agosto de 2012 e janeiro de 2013 ele foi contemplado com bolsas de iniciação científica, sendo a primeira a da CNPq/ PIBIC Reitoria e a segunda da Fapesp, tendo optado por trabalhar com esta última. Atualmente, ele desenvolve o projeto Análise do efeito da apocinina sobre as respostas hipotensoras de drogas doadoras de óxido nítrico em ratos espontaneamente hipertensos (SHR), com a colaboração da mestranda Lígia Perassa. Murilo estuda mecanismos relacionados à hipertensão arterial, disfunção endotelial, óxido nítrico, espécies reativas de oxigênio, drogas doadoras de óxido nítrico e ratos espontaneamente hipertensos.
Durante o ano de 2012, ele participou de diversos eventos científicos. Entre os dias 2 e 5 de setembro de 2012 esteve presente no XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Fisiologia e III Encontro Científico do Programa Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, realizado no Centro de Convenções da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS), na cidade de Gramado. Em 29 de setembro de 2012 integrou a 1ª Fase do XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp de Araçatuba, com participação dos alunos dos cursos de Odontologia (FOA) e de Medicina Veterinária (FMVA). Nesse evento, foram apresentados 30 trabalhos da FMVA sob a forma de pôster, sendo que foram selecionados os 8 melhores, e dos 33 da FOA, foram escolhidos os 9 melhores. O trabalho de Murilo, intitulado O tratamento crônico com apocinina reduz a PA e a FC e aumenta a resposta hipotensora de ACh em ratos espontaneamente hipertensos ficou entre o melhores e foi escolhido para prosseguir na 2ª Fase.
A 2ª fase do XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp ocorreu entre os dias 6 e 9 de novembro de 2012, no Hotel Fonte Colina Verde, em São Pedro – SP, onde estavam presentes cerca de 800 alunos de todos as unidades da Unesp, que também foram selecionados entre os melhores trabalhos apresentados na 1º Fase de cada campus.
Nos dias 19 e 20 de novembro de 2012, Murilo viria a participar da Conferência USP 2012, realizada no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, cujo tema era Oxidative Stress and Immune System: Players in health and cardiovascular disease, que contou com a participação de importantes nomes dos cenários nacional e internacional nas áreas de Fisiologia, Farmacologia e Imunologia.
Neste início de 2013 participou de 20 de janeiro a 1º de fevereiro do 48º Curso de Verão em Fisiologia, do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Murilo foi selecionado para o Laboratório de Controle Autonômico e Respiratório, sob a supervisão do Prof. Dr. Benedito Honório Machado, atual presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia – SBFis. Neste curso, todos os professores do departamento selecionam alunos de diferentes universidades do país. A seleção leva em conta o interesse do candidato e seu currículo lattes.
Além disso, Murilo também foi selecionado para participar da I Escola de Verão em Ciências Farmacêuticas, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FCFRP – USP), que ocorreu entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março de 2013.