O acadêmico Eglauco Felipe Melo, do curso de Engenharia da Computação do UniSALESIANO de Araçatuba, apresentou trabalho científico no XXV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp, na Faculdade de Medicina de Botucatu. A exposição ocorreu no dia 24 de setembro.
A presença e participação do acadêmico naquele importante evento científico marca, mais uma vez, a importância do UniSALESIANO no desenvolvimento de pesquisas científicas, cuja filosofia de ação incentiva os alunos e promove a Instituição.
O trabalho, intitulado Desenvolvimento de software para análise da distribuição e otimização da dose em radioterapia de tumores da mama, tem a co-autoria do aluno André Luís Pavan Porto, também do Curso de Engenharia da Computação.
A pesquisa foi idealizada pelo professor Dr. Marco Antônio Rodrigues Fernandes, que ministra aulas nos cursos de Engenharia do UniSALESIANO e no Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp, e é o físico responsável pelo Serviço de Radioterapia do Hospital Estadual Manoel de Abreu, de Bauru.
O software, denominado SACI – Sistema de Análise de Curvas de Isodose -, proporciona uma maior otimização da distribuição da dose de radiação no interior do volume mamário tratado e diminui significativamente o tempo de cálculo da aplicação feita pelo físico e médico do serviço de radioterapia, agilizando os trabalhos e beneficiando os pacientes. O SACI foi desenvolvido e validado em parceria com os serviços de Radioterapia da Unesp de Botucatu e de Bauru, órgãos que ainda não possuem sistemas computacionais para determinação de curvas de isodose.