O acadêmico Luiz Gustavo Dias Pereira, do 6º termo de Administração do UniSALESIANO, apresentou seu artigo científico no 24º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC-SEMSP), na tarde do dia 6 de novembro.

A apresentação do artigo, intitulado “Liderança autocrática, democrática e transformacional: impactos na produtividade e melhoria contínua nas organizações”, aconteceu de forma virtual e fez parte da 6ª Sessão de Apresentação Oral.

“Foi muito proveitoso, o nervosismo tomou conta, mas deu tudo certo. Foi uma apresentação bem legal e ela enfatizou até as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) que eu tinha colocado no trabalho. Foi bem interessante”, relatou o acadêmico, emocionado com a experiência e com a recepção positiva de seu trabalho.

A pesquisa, orientada pelo docente, Silvio Mandarano Scarsiotta, explora três estilos de liderança — autocrático, democrático e transformacional — e analisa como cada um influencia a produtividade e a melhoria contínua nas organizações.

“Procurei trazer uma linguagem bem simples e objetiva para mostrar os impactos desses estilos de liderança de forma geral, sem focar em um setor específico”, explicou Luiz, ressaltando a importância de entender esses conceitos para o ambiente corporativo.

INTELECTUAL

O congresso, organizado pelo Semesp desde 2001, é o maior evento de iniciação científica do Brasil e visa incentivar o desenvolvimento intelectual dos alunos, promovendo a visibilidade dos trabalhos e qualificando ainda mais os estudantes para o mercado de trabalho.

Luiz vê sua participação como um verdadeiro divisor de águas em sua trajetória acadêmica. “Sempre sonhei em fazer uma iniciação científica. Foi um passo importante e já me vejo preparado para o próximo, que é o mestrado. Participar do PIBIC, através da bolsa que consegui, foi fundamental, pois me ajudou financeiramente e me permitiu desenvolver conhecimentos que levarei para a vida”, concluiu.