Alunos do curso de Turismo do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba realizaram no último sábado, dia 13, à tarde, uma visita técnica ao Parque Ecológico do Baguaçu. O objetivo era observar e verificar o potencial de uso da área do parque como ponto de atração e visitação turística da cidade.

Alessandra Aleixo dos Santos, Kelly Cacciolato Santos e Andreza Barroso Ferraz, do 8º termo, e Nayara Minani Rodrigues e Layla Médici, do 6º, estavam acompanhadas da professora Célia Maria Araújo Corazza, que coordeno o trabalho técnico.

Durante a visita as acadêmicas puderam conhecer a casa-sede do parque, as trilhas, a mata ciliar, o solo basáltico, o rio Baguaçu e o encontro das águas entre este e o rio Machadinho.

Presenciaram a existência de aves como paturi, garça branca, peixe e tartaruga no rio. Observaram também as condições de assoreamento e poluição do rio Machadinho e o perigo ambiental representado pela existência de tubulações de esgoto na área do parque e sobre o leito do rio.

No trabalho de campo foi possível avaliar as dimensões de riqueza, mas também as fragilidades do parque, a importância de sua existência, a necessidade urgente de cuidados, de adoção de programas de revitalização e conservação, os fatores positivos e negativos para o uso turístico e ainda a falta de infra-estrutura para qualquer tipo de prática ou atividade a ser desenvolvida no local.

Segundo as alunas, a experiência foi muito boa para consolidar ainda mais o conhecimento e o conteúdo transmitidos nas salas de aula.

A Profª Célia Maria Araújo Corazza lembra que “a visita contribuiu para dotar as acadêmicas de um olhar mais crítico em relação ao planejamento para o uso de áreas como a do parque”. Para ela, tal planejamento deve ter como princípio uma política de ações responsável, voltada para o aproveitamento equilibrado de um espaço e com conduta ecologicamente correta para exploração de suas potencialidades com sustentabilidade.