Acadêmicas do Curso de Biomedicina participaram do tradicional Congresso de Iniciação Científica (CIC) da UNESP, realizado na Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA/UNESP), recentemente.

Representando o UniSALESIANO, participaram as alunas: Anielly Gonsalves (6º termo), com o trabalho sobre o efeito da melatonina na perda óssea em ratos com periodontite apical expostos à inalação passiva do tabaco; Kelly Fernanda da Silva Soares (6º termo), que investigou como a periodontite apical materna pode induzir alterações morfológicas e inflamatórias na placenta de ratas Wistar; Louise Elias de Carvalho (6º termo), que avaliou a modulação da resposta inflamatória no hipocampo de ratos Wistar machos com periodontite apical tratados com melatonina; Maria Clara Pacce Bispo (8º termo), que examinou o estado redox das glândulas submandibulares da prole macho de ratas com periodontite materna; e Mariana Campanha Hilário Pereira (4º termo), responsável pela análise da capacidade de defesa antioxidante em ratos adultos, proles de ratas com lesão endo-periodontal verdadeira.

As acadêmicas Anielly, Kelly, Louise e Mariana são bolsistas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e desenvolvem seus estudos no Laboratório de Endocrinologia e Metabolismo da FOA/UNESP, sob orientação da Profª Titular Doris Hissako Matsushita. Já Maria Clara concluiu seu trabalho no Laboratório de Bioquímica da Saliva da FOA/UNESP, orientada pelo Prof. Dr. Antonio Hernandes Chaves Neto.

POSSÍVEL

Um dos destaques da participação foi o trabalho de Kelly Fernanda da Silva Soares, selecionado entre os oito melhores da instituição e classificado para a segunda fase do Congresso. Emocionada, ela comemorou o reconhecimento: “Fiquei extremamente feliz e surpresa com o resultado. É gratificante ver o reconhecimento de algo que exige tanto empenho, dedicação e amor pela pesquisa. Essa experiência tem ampliado minha visão científica e me motiva ainda mais a seguir nesse caminho. Sou imensamente grata à minha coorientadora e aos meus colegas de laboratório, cujo apoio e parceria tornaram tudo isso possível”.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Biomedicina do UniSALESIANO, Profª. Rossana Abud Cabrera Rosa, a participação das acadêmicas no CIC reforça o compromisso do Curso de Biomedicina e da FOA/UNESP com a formação científica de excelência, incentivando a produção de conhecimento, a inovação e o protagonismo estudantil em eventos de grande relevância acadêmica.