A acadêmica Lígia Camolesi Toniolo, do 1º ano do Curso de Direito do UniSALESIANO, participou do Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra (CIDH), no dia 11 de outubro, com a apresentação do trabalho “Educação e Direitos Humanos: o enfrentamento dos atentados às escolas”, em uma sessão on-line transmitida diretamente de Coimbra, Portugal.

De acordo com Lígia, a pesquisa busca uma compreensão mais profunda dos direitos humanos no contexto educacional. “O tema é atemporal e de extrema complexidade, o que exige uma análise contínua dos contextos sociais e uma retrospectiva histórica”, definiu.

Lígia comentou ter enfrentado o desafio de apresentar sua pesquisa em um ambiente internacional, pela primeira vez. “Estava bastante nervosa, mas foi uma experiência extremamente válida,” relembra. Além de aprender sobre gestão de tempo e a importância de tornar o “juridiquês” mais acessível, ela também pôde absorver conhecimento dos outros temas apresentados no evento.

TRANSFORMAR

“A participação neste evento foi um marco em minha jornada acadêmica, que começou com uma profunda inspiração familiar. Meu avô, que é juiz aposentado, sempre me mostrou que, mesmo vindo do nada e tendo poucas oportunidades, é possível transformar a vida de muitas pessoas através do esforço, da resiliência e do desejo de mudar o mundo, pouco a pouco,” compartilhou.

Lígia também destacou a influência positiva de sua irmã, advogada, que sempre a incentivou a pensar de modo crítico, debater e buscar soluções alternativas para os problemas, além de valorizar a solidariedade e o olhar atento ao próximo.

A acadêmica agradeceu o apoio do docente e juiz de Direito, Marcelo Misaka, no desenvolvimento de sua pesquisa. “Toda a produção do artigo foi auxiliada por ele, que busca aflorar a nossa melhor versão como indivíduos e futuros profissionais do Direito”, afirmou Lígia, ao ressaltar que deu o seu melhor no congresso e que, com o tempo, irá se aperfeiçoar. “Espero que minha trajetória incentive outros alunos a verem a pesquisa como um leque de oportunidades.”